sexta-feira, 23 de abril de 2010

Oração do Recém-nascino

Por Dr. Carlos Eduardo Vieira
Meu Deus;
. Livre meus pais de serem emocionalmente desequilibrados porque certamente vão me desequilibrar também.

. Não permita que pensem que criança não entende nada.

. Não deixe que achem que minhas necessidades sejam só materiais, (comida, roupa, brinquedos), negando-me,
amor, carinho, compreensão, respostas sinceras para minhas dúvidas e explicações pacíficas para os meus erros.

. Não permita que eles, longe de me proporcionarem uma vida saudável e feliz, me transformem num desajustado, pela maneira como vão me tratar desde criancinha.

. Não permita que me enganem, me desprezem, me humilhem.

. Não deixe que digam que gostam de mim, mas com falsidade, pois frequentemente poderão me negar orientações seguras, bons hábitos, disciplina e amor.

. Não deixe que sejam permissivos, ao me darem por toda a infância a falsa idéia de que posso tudo, deixando a vida mostrar-me à seu modo, os limites de minha liberdade.

. Não permita que acabe o amor entre os meus pais, pois as suas brigas, desaforos e indiferença fatalmente trarão conseqüências sobre mim.

. Não deixe que se tornem desonestos e maldosos porque, através da convivência acabarei no mesmo caminho.

. Não deixe que façam de mim o centro de suas atenções enquanto meu irmãozinho não vem, porque, assim que ele chegar, podem esquecer que eu existo; e ainda por cima, me maltratarem por causa dele.

. Não deixe que achem graça, riem e cochichem a meu respeito quando falo ou faço coisas que para mim são sérias.

. Não permita que se comportem como lunáticos, pois assim me deixarão muito confuso pelas suas reações imprevisíveis ao que farei; um dia mostrando-se satisfeitos, outro dia se ofendendo com o mesmo ato.

. Permita que meu pai continue dando o melhor de si no seu trabalho, e minha mãe o melhor de si no trabalho e nas suas tarefas da casa, mas que parem de agir sobre mim de qualquer maneira como se eu fosse um estorvo em suas vidas.

. Não permita que meus pais, principalmente minha mãe, desconte em mim sua raiva, suas derrotas, amarguras, fraquezas, suas mágoas; atacando-me com palavras ao dizer que sou um vagabundo, que não presto pra nada, que não gosta de mim; agredindo-me fìsicamente com tapas, chineladas, puxões de orelha e empurrões, chamando-me pelo meu nome aos gritos o tempo todo, fazendo da minha vida um inferno.

. Não permita que minha mãe toque meu pai quando ele tenta ajudá-la em algum serviço da casa, dizendo-lhe que ele não sabe fazer; e também comigo, quando, com meu jeitinho ainda sem prática, tento me virar sòzinho, mas ela toma da minha mão, fazendo por mim.

SUPLICO-LHE que atenda os meus pedidos, SENHOR.

Em troca, prometo ser:

Equilibrado, responsável, correto e... MUITO FELIZ por toda a minha vida,
AMÉM.

O que você leu acima parece tratar-se de uma fábula, mas na verdade quer se passar o seguinte:
1- O caráter da criança será moldado de acordo com o que ela recebe em casa. (A criança é o espelho do Lar). É a educação do berço.
2- Que grande parte das crianças são infelizes em seus Lares.
3- A educação de berço é a que vai traçar o destino enquanto for criança (no Lar, na Escola), quando for adolescente e adulta.

Dr. Carlos Eduardo Vieira é médico pediatra em Sinop

O conteúdo aqui publicado é de total responsabilidade de seu autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário