terça-feira, 22 de junho de 2010

29 semanas

Filho, cada dia que passa, é um dia mais perto de ti.



Está grávida de 29 semanas – já só faltam 77 dias!

O cérebro do bebé está a desenvolver biliões de neurónios.



O bebé cresce agora a toda a velocidade. Esta semana, pesa aproximadamente mais 250 gramas do que na semana passada (com um total de cerca de 1,150 kg) e tem pouco mais de 38 centímetros de comprimento da cabeça ao calcanhar.


Os músculos e os pulmões continuam a amadurecer e a cabeça começa a ficar maior, criando espaço para o cérebro em franca expansão – e que está bem ocupado a desenvolver biliões de neurónios. Com este acelerado crescimento, não é de surpreender que as necessidades nutricionais do bebé atinjam o máximo este trimestre.


Para se manter a si e ao bebé bem alimentados, vai necessitar de muitas proteínas, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio. (Todos os dias, cerca de 200 miligramas de cálcio são depositados no esqueleto do bebé, que se encontra em fase de endurecimento.)

É mesmo verdade:

A mulher mais velha a dar à luz foi Adriana Iliescu, de 66 anos. Esta gravidez resultou de tratamentos de fertilidade.




Trate agora de algumas tarefas cruciais.

Veja aqui algumas coisas de que vai necessitar nas primeiras semanas, quando lhe vai ser praticamente impossível ir às compras:



• Fraldas e toalhitas. Em média, um recém-nascido precisa de cerca de 12 fraldas por dia.

• Produtos para o bebé: gel de banho de bebé, champô, creme para assaduras, loção hidratante, cotonetes, corta-unhas, termómetro, aspirador nasal e uma chupeta.

• Detergente de roupa suave para bebé.

• Pensos higiénicos para si. (Vai ter hemorragias durante algumas semanas após o parto.)



















***********************************************************************
Licença de Maternidade

Qual é a melhor forma de falar sobre estes assuntos com o meu chefe?



Em primeiro lugar, faça o trabalho de casa. Leia o manual do colaborador ou contacte um representante dos recursos humanos que a possa informar sobre as políticas formais da sua empresa relativamente à gravidez e à licença de maternidade. Poderá igualmente perguntar a colegas que já tenham passado pela experiência.

Em seguida, elabore um plano. Pondere quanto tempo pensa tirar de licença. Se estiver a pensar tirar a licença sem vencimento, pense quanto tempo pode razoavelmente aguentar sem o seu salário. Decida se pretende tirar a licença de maternidade num só bloco de tempo ou se prefere dividi-la ao longo do ano. Para aumentar as suas hipóteses de conseguir aquilo que pretende, pense apresentar soluções ao seu chefe e não problemas, levando algumas ideias sobre como organizar o seu trabalho enquanto estiver fora.

2 comentários:

  1. É MINHA QUERIDA!SUA JORNADA DE GESTANTE ESTÁ CAMINHANDO PARA A RETA FINAL.FICO FELIZ POR VOCÊ APROVEITE AO MÁXIMO ESSA LINDA BARRIGA E CURA ESSE MOMENTO,POIS ELE DEIXA MUITAS SAUDADES.PAZ SAÚDE E MUITAS ALEGRIAS É QUE TE DESEJO E A BÊNÇÃO DO NOSSO SENHOR SOBRE VOCÊS NO MOMENTO ESPERADO BJOS PRA TI.

    ResponderExcluir
  2. Está cada vez mais pertinho... eu estou muito curiosa para ver esse bebê...
    Obrigada pelos elogios.
    Beijos e ótima quinta-feira!

    ResponderExcluir