sábado, 2 de outubro de 2010

Amamentaçao

Este e o assunto que mais me preocupa no momento. Acho que dar a mama ao nosso filho nos primeiros dois anos e muito importante.
Existem porem algumas pedras no caminho, e que temos que ultrapassa-las, sejam elas mamilos doloridos e com fissuras ou falsas ideias de leito fraco ou insuficiente.

E se o meu leite for fraco?


Não existe leite fraco!Se alguém lhe falar de "leite fraco" é porque está mal informado sobre aleitamento materno. O leite humano tem um aspecto mais aguado do que o leite de vaca porque o leite de cada espécie de animal é quimicamente adequado para as respectivas crias (por exemplo, o leite de vaca é quimicamente ideal para alimentar bezerros, e não é adequado ao bebé humano).

Posso não ter leite suficiente para o meu bebé ?

A imensa maioria das mulheres pode produzir leite suficiente para os seus filhos.A causa principal que leva as mulheres a pensar que não têm leite suficiente é falta de informação, falta de apoio e de conhecimentos técnicos.Quando o bebé mama ao peito, estimula as terminações nervosas que farão com que a sua mãe produza muito leite. Quanto mais o bebé mama, mais leite a mãe produz.Por isso, as mães que têm gémeos conseguem produzir leite suficiente para dois bebés.

E o que fazer em caso de mamilos machucados e rachados?

Há algumas coisas a fazer. Deixar secar o mamilo com a saliva da criança e o próprio leite nele , assim, ao natural, sem enxugar.
Tabem existem boas pomadas no mercado. Fale com o seu medico. Mas a melhor mesmo e o próprio leite materno.
Sempre que puder, apanhe sol nos mamilos.

Se chegarem ao ponto de sangrar, evite da-lo a criança ate que melhorem. Prefira antes tirar leite com uma bomba, dando então o leite a criança mesmo na mamadeira.

São coisas que fui aprendendo e estou postando aqui. Sou mãe de segunda viagem, e estes conselhos me acalmaram e me ajudaram da primeira vez.

E importante não desistir, pois os benefícios da amamentação são grandes e muitos. Depois voltarei a escrever sobre este assunto.

Boa sorte e muito leitinho a todas as mães e as que hão de ser.

2 comentários:

  1. é verdade amiga para que os meu mamilos não rachassem eu passava o próprio leite materno neles e tomava sol para que o próprio leite o fortalecesse e eles não racharam.e eu amamentei meu pequeno até os dois anos.e eu tinha muito leite ainda dois anos depois do parto tirei por que ele não queria se alimentar.só queria mamar.boa sorte a você.

    ResponderExcluir
  2. iiiiii
    Mas tá acontecendo isso com vc....
    Só de pensar na dor, já estou enlouquecida, lembro-me da minha primeira gestação...
    AFF!
    Beijão amiga...
    Dá beijão aos pequenos...

    ResponderExcluir